Preconceitos: Misoginia | Leandro Karnal

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Conteúdo do vídeo em texto corrido.

você já notou que se utilizar dez palavras no feminino em uma frase de colocar apenas uma no masculino toda frase vai para o masculino por uma norma gramatical

você já percebeu que se o homem tiver vida sexual ativa ele será chamado por palavras elogiosas tigrão garanhão e já percebeu que uma mulher na mesma situação será chamada por palavras pejorativas galinha piranha misoginia o pai de todos os problemas prazer carnal misoginia uma palavra de origem clássica significando a desconfiança a raiva o preconceito e o medo contra a mulher contra o feminino e nem cnet onde vivem outras palavras por exemplo ginecologista um médico especializado em mulheres diminui o fobista medo de mulheres são palavras que mostram uma tradição muito forte é possível dizer que do campo dos preconceitos a misoginia seja o mais antigo e mais sólido de todos porque o racismo se existe há muito tempo mas está muito ligada à situação moderna de ressurgimento da escravidão está muito ligada discursos do século 19 está muito ligados a práticas de violência do século 20 a misoginia e mais antiga do que tudo isso a misoginia aparece na bíblia a misoginia aparece no corão a misoginia aparecem quase todos os textos clássicos e sagrados a misoginia estava presente em atenas quando existia na atenas democrática clássica uma mulher para o lar para reprodução a mulher oficial chamado exatamente de mulheres nec ficava no gineceu o espaço reservado da casa existia a e tair a mulher que ia às festas ea o teatro a misoginia existia na roma antiga o direito romano têm leis específicas para homens e para mulheres são excepcionais as situações em que uma mulher assume o poder no egito antigo temos a situação mas ela é excepcional os discursos contra a mulher os discursos que ensinou que a mulher seria racionalmente inferior seria mais instável seria atacada por maior fragilidade aquela denominação que criou a expressão sexo frágil muito antiga pertence a muitas sociedades e dominou em quase todas as sociedades dessa forma nós podemos chamar de misoginia como o sentimento negativo que gera muitos outros sentimentos vou dar um exemplo muitas vezes a nossa sociedade é preconceituosa com os homossexuais mas especialmente com os homossexuais que se pareçam mais com o estereótipo do feminino porque porque seria um homem que não apenas abriram mão da sua sexualidade considerada normal mas se comportam como mulheres a partir deste momento podemos entender que pior do que ter sentimento por outro homem ou pelo mesmo sexo pela homofobia pelo homoerotismo é alguém que se aproxima do feminino e como tal se torna alvo de um preconceito ainda maior então a misoginia que é uma coisa que nós precisamos pensar muito sobre o discurso sobre as piadas sobre a legislação sobre as representações e sobre as práticas de violência sobre o espancamento de mulheres sobre o assassinato de mulheres por serem mulheres e não apenas o assassinato de outra pessoa sobre o feminicídio sobre o discurso de que as mulheres não seriam amigas entre si não seriam cúmplices não seriam aliadas mas sempre defenderiam aos homens enquanto os homens seriam sempre aliados naturais entre si sobre o discurso de fragilidade feminina que esbarra no fato objetivo médico direto as meninas resistem mais as infecções na infância as mulheres têm na média em quase todas as sociedades um tempo de vida maior e por isso em quase todas as sociedades há mais mulheres do que homens existem mais mulheres no brasil do que homens e para eu quebrar essa realidade biológica eu preciso praticar uma violência extrema que é o que aconteceu em grande quantidade na china o feminicídio assassinato de meninas já que na china o homem deve cuidar da família dos pais logo ter uma mulher é perder uma espécie de previdência permanente e como a via política do filho único na china na época do socialismo a partir de deng xiaoping começou uma prática muito intensa de feminicídio também na ilha em outras sociedades tradicionais uma mulher só se torna realizada quando ela dá à casa um rapaz um homem que vai herdar o sobrenome da família a idéia de que um rapaz um homem o representante do sexo masculino é alguém melhor é alguém que vai trazer mais benefícios a família ela história está presente em sociedades antigas e sociedades modernas por isso que a misoginia tão importante ela explica um comportamento que mesmo que os teólogos nos digam que não existe gênero em deus que não existe a possibilidade de acrescentar uma identidade de gênero a deus nós nos referimos a deus no masculino e pareceria estranho já que não existe gênero em deus que nós nos referimos a ela com letra maiúscula contrário a cultos antigos que cultuavam a grande deus adeus à mãe a deus da fertilidade a deusa da terra a fala é normativa a fala estabelece princípios que nós achamos que são regras gramaticais simples estou diante de uma platéia com 700 mulheres 600 homens e eu digo a todos vocês ou seja o masculino culta masculino afoga o masculino engloba o feminino pequenos cuidados a esse respeito quando eu me refiro as pessoas mostram que eu tenho uma capacidade de perceber que mesmo que a gramática tenha se tornando uma gramática no ativa eu posso quebrar um pouco dessa regra começando pela ideia da gramática passando pelas piadas passando por princípios que nós espalhamos como homem não chora e se é coisa de mulher e assim por diante e isso é próprio dos homens sim os grandes agressores de mulheres são homens o estupro é um fenômeno de homens sobre as mulheres um biquíni não estuprar a calça jeans não estuprar quem estupra é um homem e com isso eu começo a perceber que sim eu preciso resgatar esse lugar da dignidade é preciso inclusive tentar ajudar aos homens que se libertem essa masculinidade tóxica que provoca violência do trânsito até aos lares mas infelizmente todos os preconceitos todos eles atingem também as vítimas vamos a um episódio que se imagina histórico em 1492 caiu a cidade islâmica de granada após uma longa luta que os cristãos batizar uma espanha de guerra da reconquista o governante de granada com a pediu perdeu a batalha para os reis católicos abandonou a cidade voltou se ao seu palácio voltou-se ao aliam bram e chorou chorou porque havia sido feliz lá chorou porque era o último representante uma rica transação que havia florescido na península ibérica por mais de 700 anos chorou e ouviu de sua mãe as uma frase que mostra muito do que a misoginia sua mãe teria dito a ele não chores como mulher o que não soubeste defender como homem ou seja o sentimento é das mulheres a ação decisiva a ação do presente do indicativo eu faço eu luto eu aconteço ela seria masculino a mulher pertenceria à subjetividade o sentimentalismo a enrolação essa pequena frase histórica mostra que mesmo uma mulher pode incorporar era o sentimento misógino é preciso educar desde cedo as pessoas para que elas não façam essa diferenciação somos biologicamente diferentes grosso modo quase toda a humanidade está dividida em duas identidades de corpo em duas realidades corporais já que os casos em que isso não ocorre os casos em que o hermafroditismo seja perfeito em que o mesmo corpo contém características sexuais masculinas e femininas são raríssimos vamos considerar que na maioria absoluta da humanidade nós temos então o masculino eo feminino essa realidade física é existentes mas atribuir a ela comportamentos específicos que as mulheres seriam naturalmente protetoras estariam inclinadas a maternidade em função do seu corpo dos seus hormônios enquanto os homens seriam instintivamente objetivos agressivos e competitivos que a mulher caberia um lar que o homem caberia à luta da rua que a mulher poderia ganhar – como alguns acham e que é um homem caberia ganhar mais pela responsabilidade do lar são derivações fantasiosas que a cultura vai criando a partir de uma realidade biológica quando algum conservador e disser mas o homem é homem e mulher é mulher o primeiro impacto que essa frase tenha uma questão histórica homem é homem a partir de uma realidade histórica e social em determinado momento da corte francesa o cuidado com a maquiagem com as meias de seda com as plumas e com o veludo era maior em luís 14 do que em sua esposa espanhola a idéia de que o homem cabe à sobriedade no vestir ea mulher caberia por exemplo um exibicionismo de roupa ou de mostrar partes do corpo são convenções culturais são convenções que o masculino eo feminino foi assumindo em determinado momento são convenções de que nós vamos produzindo sobre o feminino e sobre o masculino naturezas a natureza ea evolução no sentido de que nós estamos caminhando para um lugar melhor são típicos discursos conservadores precisamos libertar pessoas das essências porque as essências obrigam o casamento não é um destino de homens e de mulheres o casamento pode existir por um desejo à maternidade e à paternidade não existem inscritos no destino das pessoas nós podem ser assumidas se tal for o desejo eo preparo de todas as pessoas nós reconhecemos até na lei benefícios mas benefícios que no fundo escondem uma determinada concepção social escrevi uma vez que sendo a licença gestante feminina muito longa ea masculina muito breve nós estamos dizendo que no fundo a obrigação do cuidado com a prole essencialmente feminino é claro é o corpo da mulher que gera a criança não é o corpo do homem mas ao estender essa licença estamos dizendo que o homem precisa de alguns dias para dar um apoio como muitos homens dizem as mulheres eu sou uma pessoa moderna sou um homem contemporâneo então eu ajudo minha mulher lavando louça ou trocando a fralda um amigo meu autor de um livro seu paternidade pitangas disse no livro que quando perguntam a ele quando um amigo lhe ver com seus filhas no pai pergunta você está de babá ele responde não eu estou de pai ou seja essa é uma concepção correta um homem jamais auxilia a mulher em casa ele compartilha de um espaço comum que têm responsabilidades para os dois um homem não ajudam uma mulher com o filho ou com a filha ele apenas entende que aquele é um projeto os dois que aquele é um projecto comum que implica trabalho e responsabilidades para os dois incorporando como natural todas as coisas que foram produzidas pela história e pela cultura as piadas atingem a loira burra atingem por exemplo uma pretensa capacidade feminina de fingir de ser mentirosa ou de não ser solidária com as outras mulheres as piadas vão demonstrando que as mulheres não funcionam dentro de um código ou dentro de uma ética quando os homens dizem em filmes dizem no bar dizem a todo instante eu não entendo as mulheres como se a incapacidade de entender como se a mulher fosse algo irracional e os homens fossem simples para serem entendidos quando estabelecemos normas estéticas étnicas e sexuais quando usamos princípios que vão colocando em papéis fixos nós estamos entrando em um campo do preconceito e da misoginia seria terrível se fosse apenas assim já seria um desvio da língua da história da sociedade e às vezes até da lei da lei que criava normas às vezes para proteger a mulher mas que nascia de uma concepção da inferioridade feminina de uma lei que regra no decálogo que eu não posso começar nem os animais nem a casa nem a mulher nem nenhuma das coisas do teu próximo porque os animais a casa e as coisas e as mulheres são rei ficados resgate em coisa ou seja são transformado em objeto e esse objeto pode ser deslocado possuído e assim por diante todas essas questões mostram legislações antigas quando tanto na bíblia como em muitos lugares a esterilidade é considerado um defeito do feminino quando a esterilidade que naturalmente pode ser masculina ou feminina é considerado uma questão na mulher e é um motivo para o afastamento da esposa inclusive na bíblia a mulher não gerou filhos pode ser afastada todas essas questões mostra um universo muito amplo da misoginia não bastassem piadas não bastassem expressões não bastasse o fato de que eu considero a mulher mais frágil ainda existe a agressão no brasil a lei maria da penha trouxe uma luz sobre a extensão da violência doméstica mulheres agredidas não por estranhos não agredidas por alguém de fora mas dominantemente pelo seu próprio companheiro mulheres que são assassinadas por serem mulheres não para se retirar dela um bem que seria o roubo não para se retirar dela o valor que seria simplesmente um roubo seguido de morte um latrocínio mas por serem mulheres por provocarem pretensamente o ciúme nos seus companheiros por serem alvo daquele o humor que ataca que destroem e que se transforma em violência ea lei maria da penha no brasil trouxe à tona esse feminicídio e essa violência permanente contra azul não está apenas na piada no humor agressivo e cáustico que estabelece na mulher a fragilidade ou adúltero em constância é uma concepção basta do universo nós temos uma banda barre e todas nós temos dom casmurro que mota captou com mulher inconstantes nós temos anna karênina edson sitoe colocam então a mulher como foco do adultério como eva aquela que tenta aquela que tira o homem do seu destino original e da sua capacidade de decisão é uma concepção de mundo que começa na literatura no humor começa nas piadas começa nas representações começa na exploração do corpo feminino muito utilizado pela propaganda da associação da cerveja com a mulher com as formas físicas desejáveis ou seja aquilo que eu posso me apropriar e tomar e chega enfim a parte mais terrível a partir da violência à parte do preconceito a parte do assédio no trabalho à parte da idéia de que a mulher deve ser elogiada esteticamente e não o homem a partir de que a mulher deve ser celebrada pela sensibilidade celebrada pela afetividade e não pelo profissionalismo em si essa é a parte em que a mulher encontra de forma real e não apenas simbólica na representação a violência todas as mulheres já sentiram em algum momento da sua vida alguma palavra algum gesto que a fez com que essa mulher se sente se menos – incluída francamente excluída ou até agredida e muitas vezes o discurso masculino se reveste de uma deslocamento de um deslocamento de onde está a responsabilidade dizendo se você não quer ser atacada na rua não se vista sim ou seja que caberia o homem sempre o ataque a iniciativa a agressão bastando a mulher dá motivo para isso essa é uma síndrome de eva permanente é uma síndrome denunciada pelo pensamento feminista que tem origens antigas mas podemos pensar desde o lado de costa revolução francesa que foi decapitado durante o movimento francês porque havia feito uma declaração dos direitos da cidadã e não apenas do cidadão no século 19 quando flora tristán na frança a avó de cogan produz um pensamento feminista muito consistente e várias outras militantes no século 20 quando as suffragette mulheres que foram às ruas para falar do direito ao voto do direito da mulher ser um ser humano que pode escolher os seus governantes e foram atacadas na frança na inglaterra e no brasil nesse sentido lembra das que mais queixas tal como desnaturados como pessoas que haviam abandonado lá foram feitas imagens que mostravam como essas mulheres estavam contrariando a natureza quando a constituinte de 1891 no brasil debateu o direito ao voto feminino que não existe continuou não existindo até o código de 1932 no brasil ea constituição de 1934 quando a constituinte da república disse haver voto vai provocar dentro da família a dissensão vai provocar dentro da família debate a família pode ser destruída por esse debate então em nome da unidade família em nome do bem-estar da família foi negado voto às mulheres em todos os instantes de todas as formas o preconceito busca virtude para se justificar não não sou eu que digo que a mulher é naturalmente inclinada ao afeto ea tranquilidade ea natureza são os hormônios é o corpo é a própria tradição genética eu retirei o meu papel de agressor o meu papel doutor da agressão em um país em que a maioria da população é feminina nós temos que estabelecer leis para que os partidos escolho uma mínima cota de mulheres como candidatas nem no supremo tribunal federal nem nas reitorias das universidades se quer no campo educacional onde os homens não são a maioria numérica nem no campo educacional as mulheres são na mesma proporção que os homens ministras da educação reitoras juíza encarregada de quaisquer coisas nem no congresso nem no senado onde há várias e notáveis mulheres no brasil chegam sequer a metade que seria desejável tudo isso estou dizendo para mostrar como essa sub representação na se também de um preconceito na se também de uma atitude de exclusão e aí a misoginia combinada com o outro preconceito que o racismo produz uma vítima ainda mais fragilizada que a mulher negra a mulher negra recebe contra ela ataques de duas grandes frentes à frente racista e à frente misógina dentro da mesa gene a presente universal existe uma divisão da misoginia combinada com o racismo que torna mulher negra moradora de uma comunidade como alvo mais fragilizada que nós podemos conceber na nossa sociedade dessa forma eu estou tocando uma grande questão que todos temos de enfrentar a questão da constituição de um preconceito que diz a metade da população analisa mais de metade da população que ela não tem a mesma capacidade que estabelece que as mulheres teriam que se ocupar daquelas funções mais maternais como a enfermagem como magistério e muito menos das funções objetivas e diretas nós precisa vamos repensar desde a maneira de utilizar a língua até a maneira de eu me referir às pessoas até inclusão numérica e simbólica porque o feminismo é um sentimento que não deveria estar hoje limitado apenas às mulheres adeptas praticantes estudiosos de seguidores do feminismo mas o feminismo é algo que interessa muito aos homens porque uma sociedade feminista uma sociedade que exclui a já chamada uma masculinidade tóxica tornaria o mundo melhor para os homens porque os homens também são alvos de uma violência muito grande rapazes na periferia das grandes cidades morre em grande quantidade por armas principalmente de fogo porque essa masculinidade tóxica vai produzir também um ataque o homem e uma agressividade ao homem um estudo sobre o feminismo um estudo sério uma vivência série educando crianças para o feminismo por incrível que possa parecer a vocês temos que incluir como já foi sugerido na criação de crianças na criação de alunos na educação das escolas princípios feministas a pessoa que acho que o feminismo ea agressividade a pessoa que interpreta que o feminismo e eu gritar contra você e não apenas de marcar um espaço que vai preservar minha vida esta pessoa apenas desloca violência dos homens para o campo do feminismo já que na nossa cultura um chefe direto um chefe incisivo um chefe cheio de princípios é um chefe que é louvado pelo seu empreendedorismo é louvado pela sua decisão porém quando uma mulher faz isso ela é acusada como defeito por exercer coisas que exatamente são nos homens virtudes como dizia lá no início os animais positivos para a sexualidade dos animais sobre os quais nós projetamos os elementos positivos estéticos de comportamento como um tigre ou como um garanhão são no mesmo campo e na mesma ordem tidos como negativos para as mulheres que se torna uma galinha uma piranha uma vaca ou simplesmente algo negativo eu estou insistindo nisso para que a gente tenha consciência que a gente abandona o discurso ea prática para que a gente ensina de forma direta e indireta os nossos filhos que nunca se pode utilizar a expressão tinha que ser uma mulher no trânsito que eu nunca possa educar meu filho para se tornar um cafajeste alguém que agride uma mulher na rua com uma fala preconceituosa ou vulgar um homem prudente um homem sensível um homem equilibrado não é um homem feminino é um homem sábio e nós temos que estimular através do consenso ou seja a educação educação da escola educação nas igrejas educação nos lares e através da correção ou seja leis a imersão de um novo tipo de sociedade uma sociedade que não seja agressiva entre si e que não seja agressiva com as mulheres na qual uma mulher um homem e todas as variantes possíveis se sintam julgados pelo seu comportamento ético e não pelo seu hormônio se sintam julgados pela sua atitude e não pelo seu gênero se sintam julgados por serem pessoas equilibradas sábias honestas produtivas e competentes e não pré julgado de forma positiva e negativa por serem homens e por serem mulheres demos grandes passos a lei proíbe de extinção de salários entre homens e mulheres a nossa lei constitucional de 1988 a lei proíbe o preconceito a lei estimula igualdade e isonomia já está no lei está faltando está nos corações de todas as pessoas a capacidade de pensar o mundo sem agressão a pensar no mundo sem me surge nia estimular a eliminação da misoginia que acaba sendo uma arma contra mulheres em primeiro lugar suas grandes vítimas mas contra os próprios homens que se acham presos de um papel muito duro e que acaba sendo quase impossível de ser exercido sem o sacrifício de grande parte da sua possibilidade e da sua sensibilidade foi um prazer o que eu vi i filme anos o mme fácil de uma diretora francesa do mundo está invertido o mundo é das mulheres e os homens cuidam dos filhos os homens são considerados emotivamente frágil exemplo em uma livraria tá lá senhor boa e helena mortes constrói discurso especialmente autoritárias tente encontrar uma piana sobre mulheres que não sejamos hoje eu estou aqui pensando em seguir que nada