O impacto das influenciadoras e do marketing boca a boca

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Com o incrível crescimento das redes sociais, o marketing de influenciadores não é mais uma tática de marketing opcional, mas sim uma estratégia de marketing necessária.

90% das pessoas são muito mais propensas a confiar em uma marca recomendada, mesmo que a recomendação seja de estranhos.

Vamos ver como você pode fazer o marketing de influenciadores e o boca-a-boca funcionar para o seu negócio.

Marketing boca a boca

Aqueles de nós que se lembram de quando o Dropbox surgiu pela primeira vez no espaço da web podem se lembrar da campanha de boca a boca que funcionou como um encanto – toda vez que você compartilhava o dropbox com um amigo e ele abria uma conta com sucesso, você ganhava espaço de armazenamento gratuito. As pessoas aderiram a isso porque servia a dois propósitos – por um lado, você estava partilhando uma nova ferramenta muito útil com amigos e, em segundo lugar, você ganhava mais espaço de armazenamento para seu negócio ou uso pessoal, tornando o Dropbox ainda mais funcional.

A empresa, fundada em 2007, atraiu seus usuários iniciais compartilhando vídeos promocionais em sites de discussão como Reddit e Slashdot, na esperança de atrair a atenção de influenciadores de tecnologia. Seu plano funcionou, resultando em uma lista de espera de 5.000 usuários que cresceu rapidamente. Em novembro de 2012, o Dropbox tinha 100 milhões de usuários. Apenas um ano depois, dobrou seus usuários para 200 milhões. A ideia simples de armazenamento em nuvem se espalhou para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo – esse é o poder do marketing boca a boca.

O boca-a-boca pode acontecer organicamente ou pode ser alcançado por meio de campanhas de marketing projetadas especificamente. Essas campanhas de marketing boca a boca contam como uma das principais fontes de tráfego para pequenas empresas que fazem marketing de afiliados.

Em média, o boca a boca gera US$ 6 trilhões em gastos globais anuais e é responsável por 13% de todas as vendas. Garantir uma experiência positiva para os consumidores é fundamental para impulsionar as vendas futuras e atrair novos clientes. Considerando que 26% das pessoas evitarão completamente uma marca se seus amigos ou familiares lhes contarem sobre uma experiência negativa, é crucial se concentrar na experiência do cliente e abordar as reclamações dos clientes da maneira mais oportuna e positiva.

Marketing de influenciadores

Com 4,63 bilhões de pessoas agora nas redes sociais, mais da metade do mundo está a usar as redes sociais.

Os criadores online acumularam grandes seguidores de nicho que as marcas podem aproveitar ao fazer parceria com esses influenciadores. Esses endossos e colocações de produtos podem levar a novos públicos para as marcas – e um público altamente engajado e que já confia no influenciador, o que é um passo significativo acima do público que eles alcançariam com campanhas publicitárias pagas.

Como Werner Geyser afirmou em seu artigo do Influencer Marketing Hub ,

“O marketing de influenciadores é um híbrido de ferramentas de marketing antigas e novas. Ele pega a ideia do endosso de celebridades e a coloca em uma campanha de marketing moderna baseada em conteúdo. O principal diferencial no caso do marketing de influenciadores é que os resultados da campanha são colaborações entre marcas e influenciadores.”

Werner Geyser

Em 2021, a previsão era de que aproximadamente 3,7 bilhões de dólares fossem gastos em marketing de influenciadores nos Estados Unidos. Este é um aumento de 33% em relação ao ano anterior – tornando o marketing de influenciadores uma das formas mais populares e eficazes de marketing de mídia social.

O Instagram é a plataforma mais popular para marketing de influenciadores em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa de 2020. 89% dos profissionais de marketing selecionaram a plataforma social como sua primeira escolha, seguidos por 70% selecionando o YouTube como segunda opção. E com o crescimento explosivo do TikTok nos últimos anos, havia mais de 106 mil influenciadores do TikTok em todo o mundo em 2020, acima dos 35,5 mil em 2019 e 16,4 mil em 2018.

Essa abordagem poderosa para alcançar novos clientes pode afetar as decisões de compra de clientes em potencial. Usá-lo de forma eficaz é fundamental, o que significa conhecer seu público principal, fazer parcerias com influenciadores cujo público se alinha ao seu cliente-alvo, criar experiências exclusivas que façam as pessoas falarem, incentivarem o compartilhamento e mensurar resultados.

Com o comércio social previsto para atingir US$ 958 bilhões em vendas em 2022 , o marketing de influenciadores se tornará cada vez mais predominante e uma estratégia fundamental para o crescimento.